quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

ADORAÇÃO IV



PROPÓSITO E MOTIVAÇÃO

PROPÓSITO e MOTIVAÇÃO são dois princípios que devem ser estudados juntos, pois um está ligado ao outro.
Nos dias atuais temos visto uma verdadeira avalanche de práticas místicas nas igrejas evangélicas, trazendo desordem e confusão e até gerando um ambiente de idolatria e paganismo.
“A intimidade do Senhor é para os que o temem” (Salmos 25.14).
Os sacerdotes e levitas tinham um objetivo definido: BENDIZER E LOUVAR AO SENHOR. Esse deve ser o nosso objetivo.
“Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno tu me tiraste, tu és motivo para os meus louvores constantemente” (Salmos 71.6).
A nossa conduta na adoração não deve ser baseada em rituais, mas deve ser um serviço voluntário, sem interesse, espontâneo (grego: “Leitourgeo”).

Características de uma falsa adoração:
1. Fazer o que é certo de maneira errada (Isaías 29.13).
2. Fazer da adoração apenas um entretenimento (Ezequiel 33.31,32).
3. Auto-promoção ao invés de serviço (Amós 5.21-23; 6.1-14).
4. Quando Cristo não é o centro do culto, o homem ocupa esse lugar (Apocalipse 3.14-22).

Qual era a motivação dos sacerdotes e levitas?
A principal motivação deles era a bondade e a misericórdia de Deus. “E quando em uníssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graças; e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem”. (II Crônicas 5.13).

A expressão “Misericórdia” descreve o âmago da natureza de Deus. Quando a nossa motivação na adoração é a Pessoa de Deus, e não somente os seus feitos, experimentamos um clima de júbilo. “Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias” (Isaías 61.10).
O Salmo 98 apresenta um estilo de louvor com dois ingredientes básicos:
* Gratidão (1 – 4).
* Criatividade (5 – 9).

Outras referências sobre a celebração (Deuteronômio 16.11; Salmos 5.11; 32.11; 42.4; 89.15; 118.15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário